sábado, 22 de junho de 2013

O prazer do trabalho

Apesar de trabalhar desde os tempos universitários, deixei oficialmente a condição de estudante há cerca de 5 anos  para me dedicar a uma profissão que até agora tem sido preenchida por sucesso. Numa área profissional das mais difíceis de vingar em Portugal, a verdade é que a vida tem sido simpática comigo e eu tenho aproveitado todas as oportunidades que ela me apresenta.

Hoje, com 30 anos, tenho orgulho de ter atingido metas que não construí nem tampouco ambicionei. Por vezes, penso na sorte que tenho tido e logo percebo a velha frase: "a sorte constrói-se". No meu caso, sim...  a minha sorte foi construída e as oportunidades aproveitadas.

Apesar de ter sido sempre uma aluna mediana, fiz um investimento muito grande na parte académica e na construção de um conhecimento técnico sólido. Na qualidade de profissional, a dedicação não é menor e o resultado é trabalhar simultaneamente em 5 instituições diferentes. Como poderão calcular, preciso de muita ginástica e disciplina para gerir tantos horários e, desde cedo, a agenda passou a ser a minha melhor amiga.

Até há um ano atrás, era comum trabalhar 86h por semana. Então, o meu corpo começou a reclamar seriamente e o aviso foi tido em conta, principalmente, porque a minha profissão exige uma cabecinha sã. Reduzi a carga horária e hoje trabalho, em média, 50h por semana e chego ao final do mês com um ordenado apenas decente. Portanto, não é o dinheiro que me move... mas antes o que o trabalho me faz sentir. Realizada. Preenchida. Feliz.

Hoje recebi um convite para coordenar um projecto de 3 anos numa outra instituição. Se aceitar, será a 6ª. Mas todo este investimento profissional tem um preço e a minha saúde começa a reclamar que abrande novamente.

Este é o meu grande problema: quando gosto de algo ou alguém dedico-me de "corpo e alma". Como em tudo na vida, resta saber se o preço a pagar compensa o esforço exigido.

8 comentários:

  1. Nada de conquista sem esforço dedicação e entrega!

    Agora e por agora, tens é qye estabelecer prioridades e a saúde garanto-te, está sempre em primeiro lugar!

    Um beijo e parabéns pela entrega e luta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada shakti. Há dias em que apetece mandar tudo ao ar devido ao cansaço que sinto e às olheiras que teimam em não desaparecer. Mas outros há, em que o trabalho dá tanto prazer que custa abrandar. O ideal em insistir no ponto de equilíbrio...mas ainda não descobri onde fica o meu :(

      Um bom dia **

      Eliminar
  2. Sim, a sorte constrói-se, e muito... é o factor principal, mas por vezes não é suficiente, nem o único.
    Equilíbrio. Essa é a chave... e contra mim falo.

    Parabéns pelo teu trabalho e pela "sorte" que vens alcançando!

    Tem um bom dia! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Algures e que encontres - também - o teu equilibrio rápido **

      Eliminar
  3. oh querida, se a tua mente não estiver sã não poderás dar tudo de ti num trabalho que tanto amas... tem isso em consideração

    ResponderEliminar
  4. Admiro-te pela mulher que és e pela dedicação e entusiasmo que colocas em tudo, nomeadamente a nível profissional mas para continuar a admirar-te terás de estar viva e de boa saúde... Por isso seja qual for a tua opção, garante sempre que a tua saúde estará em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras tao simpáticas e pelo sábio conselho. Mas nao é so a saúde a ser remetida para segundo plano... sou eu. Tudo parece ter mais valor e importância. É preciso um esforço tremendo para relembrar a mim própria que nao devia ser assim...

      Eliminar