terça-feira, 18 de junho de 2013

Arroz, feijão, saúde e educação

Dezenas de milhares de brasileiros manifestam-se esta noite em todo o país no que é uma escalada da contestação ao aumento do preço dos transportes públicos iniciada a semana passada. Em Brasília, cerca de 200 manifestantes conseguiram mesmo invadir o perímetro do Congresso.

In DN


Bom....nenhum povo é estúpido ao ponto de fazer uma revolução apenas porque os transportes públicos vão aumentar. O mesmo não podemos dizer do jornalismo português que, por vezes, é contagiado por aquele vírus chamado preguiçalimittus e cujos sintomas se centram na inércia e falta de vontade de pesquisa/aprofundamento das informações disponibilizados pelas fontes (sempre a mesma....).

A revolta do povo brasileiro contra o Itamaraty não é apenas pelo aumento do preço dos transportes públicos. É também pelo preço absolutamente escandaloso dos alimentos (muitas vezes o triplo dos preços  praticados em Portugal); da inflação que todos os dias obriga os comerciantes alterar o preço dos produtos varias vezes ao dia; pela falta de qualidade dos serviços públicos de saúde onde commumente uma mulher dá à luz num corredor de um hospital sozinha por não ter quarto nem sequer ter medico/enfermeiro para ajudá-lá. A revolta dos brasileiros é pelo investimento que o governo faz no desporto e na imagem internacional de um país onde parte do povo continua a passar fome e a saúde e justiça não é igual para todos.

Povo brasileiro, esta portuguesa está solidaria com a vossa luta...mais não seja, por ter visto - e continuar a ver - um filme tão parecido vivido deste lado do Atlântico.







2 comentários:

  1. As imagens de ontem são brutais...e demonstram que nem só onde impera a Troika os dinheiros são mal aplicados...

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é a prova em como o capitalismo tem as suas fragilidades e precisa de mãos delicadas na sua gestão.

      Eliminar